Notícia - Terceirão em BH

Nos dias 04 e 05 de novembro, os alunos do Terceirão Alfa e Omega, visitaram o Instituto Inhotim em Brumadinho e Zoológico, Jardim Botânico e Aquário em Belo Horizonte.

Inhotim é um museu de arte contemporânea e Jardim Botânico localizado em Brumadinho (MG), entre os ricos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado, que mescla arte e natureza, com cerca de 700 obras de mais de 60 artistas, de quase 40 países, exibidas ao ar livre e em galerias, ao lado de mais de 4,3 mil espécies botânicas raras, vindas de todos os continentes.

"Visitar o Inhotim foi uma experiência maravilhosa. Arquitetura e natureza juntas... O contato com a arte aprimora nossos sentidos: falar, ouvir e olhar, resgatando uma educação voltada à sensibilidade e afetos. Foi extremamente positiva a nossa experiência."

No sábado, os alunos visitaram o Jardim Zoológico, Jardim Botânico, Aquário, Parque Ecológico e Lagoa da Pampulha.

 

 

PROJETO ESCOLAR: VIAGEM PEDAGÓGICA E CULTURAL A CAPITAL MINEIRA, BELO HORIZONTE E BRUMADINHO

 

Objetivo Geral:

 

Nós, do Colégio Prisma Patrocínio, sempre em busca de aprimoramento em todas as áreas de atuação, e buscando sempre pelo bom zelo de nossos alunos, desenvolvemos o “Projeto Viagem Pedagógica e Cultural”, que tem como objetivo propiciar aos nossos estudantes conhecimento educacional através de visitas a pontos turísticos, bem como motivá-los com passeio e confraternização que envolvam temas e processos históricos explorados nas disciplinas da série em que se encontram.

 

Objetivos Específicos:

 

·        Despertar a consciência crítica através de reflexão e atividades pedagógicas práticas, visando à integração dos educandos entre si, com os professores, funcionários e equipe diretiva.

·        Trabalhar os conteúdos de forma multidisciplinar e prática, a fim de adquirir maior qualidade educacional e pedagógica dos alunos.

·        Oportunizar aos alunos do 3° Ano do Ensino Médio a oportunidade de conhecer a Capital do nosso Estado, a fim de integrar conteúdos escolares e conhecimento prático.

·        Reconhecer a responsabilidade de todos no processo de preservação da natureza e na manutenção de valores culturais;

·        Valorizar as riquezas do Patrimônio Histórico e Cultural;

·        Estimular a observação, a socialização das ideias e a interação com todos os membros do grupo;

·        Desenvolver a compreensão crítica da realidade através do passado, presente e futuro;

·        Desenvolver atividades de pesquisa de modo interdisciplinar e participativa;

·        Contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano: aprendizagem, conhecimento e diversão.

 

 

 

Justificativa:

 

As viagens pedagógicas são tendências na educação. Muito além do que se aprende em uma aula, vivenciar aventuras e dividir espaços e vontades com os amigos é uma excelente forma de se desenvolver. Com tais práticas, o aluno pode  associar o que aprendeu a situações e cenários reais de forma espontânea e divertida.

As excursões pedagógicas ajudam na formação de pessoas mais cultas, felizes e conscientes para enfrentar o amanhã. Desse modo, a visita pedagógica monitorada tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem, através de atividades práticas que estimulem a observação e levem o educando a interagir com o ambiente visitado. De maneira geral, esses momentos contribuem para a socialização dos educandos e facilitam a aprendizagem.

Porém, para que esse potencial seja aproveitado, é preciso que estejam inseridas no processo educacional e não sejam consideradas apenas como um passeio para lazer. Para tanto, propomos uma série de locais e eventos que proporcionarão aos nossos alunos vivenciar realidades e situações diversificadas.

Nesse sentido, é importante destacar que a escola é um local imprescindível para a promoção da consciência, no qual é possível estimular a mudança de comportamento a partir da conjugação das questões atuais com as questões socioculturais. As disciplinas são os recursos didáticos através dos quais os conhecimentos científicos de que a sociedade já dispõe são colocados ao alcance dos alunos. As aulas são os espaços ideais de trabalho com os conhecimentos dos alunos e onde se desencadeiam experiências e vivências formadoras de consciências mais vigorosas porque alimentadas no saber.

Diante do exposto, algumas motivações foram essenciais na construção deste projeto. A princípio, temos a Comemoração do Jubileu de Prata do Colégio Prisma, momento em que a Escola celebra seus 25 anos de atuação com a marca forte de atenção e carinho ao aluno. Por essa razão, propor um momento como esse de enriquecimento pedagógico diferenciado será crucial para marcar os alunos formandos nesta data especial.

Outro motivo se deu devido à constatação de uma situação de carência e desânimo em que se encontram os nossos educandos, que, embora não estejam alcançando desempenhos satisfatórios nas provas, encontram-se sobrecarregados, principalmente com a aproximação dos processos seletivos. Por essa razão, percebemos a necessidade de desenvolver o referido projeto de viagem, de cunho pedagógico e cultural à Capital do Estado de Minas Gerais, nos dias 03 de novembro a 05 de novembro de 2022, a fim de proporcionar aos educandos uma oportunidade de conhecer as cidades de Brumadinho e Belo Horizonte, após terem estudado fatos históricos e demais conhecimentos relevantes sobre o nosso estado.

No decorrer da viagem, os alunos farão a visita ao Instituto Inhotim,  onde é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior museu a céu aberto do mundo, Jardim Zoológico de Belo Horizonte, jardim botânico, aquário, parque ecológico, estádio  Mineirão, atingindo assim os objetivos do Projeto Pedagógico da Escola, no que se refere à promoção de viagens e excursões para propiciar a oportunidade de ampliar o conhecimento científico dos educandos de maneira prática, participativa e cidadã.

Para desenvolver todas as atividades acima descritas, permaneceremos na cidade de Brumadinho durante o dia, e retornando no final da tarde para Belo Horizonte, para o hotel já reservado previamente, sendo assim, necessitaremos que alunos e professores acompanhantes reservem recursos financeiros próprios para arcar com as despesas com alimentação e para suprir as necessidades que os alunos venham a ter durante o trajeto. As despesas com transporte, hospedagem e passeios já estão inseridas no valor final da viagem, deixando assim apenas as despesas alimentares para cada estudante.

 

 

Motivadores:

Sugestão dos professores;

Sugestão dos alunos em pesquisas realizadas em sala de aula;

Atender metas do Projeto Pedagógico da escola;

 

Recursos Financeiros:

Recursos oriundos de cada estudante.

 

Recursos necessários:

Aquisição de reserva em hotel para os alunos que participarão da viagem;

Aquisição do transporte para deslocar os alunos até Brumadinho/Belo Horizonte.

Aquisição de ingressos para entradas nos lugares programados.

 

População Alvo:

Alunos do 3° Ano do Ensino Médio do Colégio Prisma Patrocínio.

Professores, funcionários e equipe diretiva da Escola.

 

Avaliação:

Será realizada através de texto de autoavaliação dos alunos e professores, juntamente com o preenchimento de um formulário denominado “Diário de Bordo” onde os alunos deverão fazer um relatório pormenorizado da viagem. O documento deverá ser postado como tarefa no caderno digital das disciplinas dos professores acompanhantes.

 

 

 

 

 


Galeria de Fotos