Nos dias 04 e 05 de novembro, os alunos do
Terceirão Alfa e Omega, visitaram o Instituto Inhotim em Brumadinho e Zoológico,
Jardim Botânico e Aquário em Belo Horizonte.
Inhotim é um museu de arte contemporânea e Jardim
Botânico localizado em Brumadinho (MG), entre os ricos biomas da Mata Atlântica
e do Cerrado, que mescla arte e natureza, com cerca de 700 obras de mais de 60
artistas, de quase 40 países, exibidas ao ar livre e em galerias, ao lado de
mais de 4,3 mil espécies botânicas raras, vindas de todos os continentes.
"Visitar o Inhotim foi uma experiência maravilhosa. Arquitetura
e natureza juntas... O contato com a arte aprimora nossos sentidos: falar,
ouvir e olhar, resgatando uma educação voltada à sensibilidade e afetos. Foi
extremamente positiva a nossa experiência."
No sábado, os alunos visitaram o Jardim Zoológico, Jardim Botânico, Aquário, Parque
Ecológico e Lagoa da Pampulha.
PROJETO ESCOLAR: VIAGEM PEDAGÓGICA E CULTURAL A CAPITAL MINEIRA, BELO HORIZONTE E
BRUMADINHO
Objetivo Geral:
Nós,
do Colégio Prisma Patrocínio, sempre em busca de aprimoramento em todas as
áreas de atuação, e buscando sempre pelo bom zelo de nossos alunos,
desenvolvemos o “Projeto Viagem Pedagógica e Cultural”, que tem como objetivo
propiciar aos nossos estudantes conhecimento educacional através de visitas a
pontos turísticos, bem como motivá-los com passeio e confraternização que
envolvam temas e processos históricos explorados nas disciplinas da série em
que se encontram.
Objetivos Específicos:
·
Despertar
a consciência crítica através de reflexão e atividades pedagógicas práticas,
visando à integração dos educandos entre si, com os professores, funcionários e
equipe diretiva.
·
Trabalhar
os conteúdos de forma multidisciplinar e prática, a fim de adquirir maior
qualidade educacional e pedagógica dos alunos.
·
Oportunizar
aos alunos do 3° Ano do Ensino Médio a oportunidade de conhecer a Capital do
nosso Estado, a fim de integrar conteúdos escolares e conhecimento prático.
·
Reconhecer
a responsabilidade de todos no processo de preservação da natureza e na manutenção
de valores culturais;
·
Valorizar
as riquezas do Patrimônio Histórico e Cultural;
·
Estimular
a observação, a socialização das ideias e a interação com todos os membros do
grupo;
·
Desenvolver
a compreensão crítica da realidade através do passado, presente e futuro;
·
Desenvolver
atividades de pesquisa de modo interdisciplinar e participativa;
·
Contribuir
para o desenvolvimento integral do ser humano: aprendizagem, conhecimento e
diversão.
Justificativa:
As
viagens pedagógicas são tendências na educação. Muito além do que se aprende em
uma aula, vivenciar aventuras e dividir espaços e vontades com os amigos é uma
excelente forma de se desenvolver. Com tais práticas, o aluno pode associar o que aprendeu a situações e cenários
reais de forma espontânea e divertida.
As
excursões pedagógicas ajudam na formação de pessoas mais cultas, felizes e
conscientes para enfrentar o amanhã. Desse modo, a visita pedagógica monitorada
tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem, através de
atividades práticas que estimulem a observação e levem o educando a interagir
com o ambiente visitado. De maneira geral, esses momentos contribuem para a
socialização dos educandos e facilitam a aprendizagem.
Porém,
para que esse potencial seja aproveitado, é preciso que estejam inseridas no
processo educacional e não sejam consideradas apenas como um passeio para
lazer. Para tanto, propomos uma série de locais e eventos que proporcionarão aos
nossos alunos vivenciar realidades e situações diversificadas.
Nesse
sentido, é importante destacar que a escola é um local imprescindível para a
promoção da consciência, no qual é possível estimular a mudança de
comportamento a partir da conjugação das questões atuais com as questões
socioculturais. As disciplinas são os recursos didáticos através dos quais os
conhecimentos científicos de que a sociedade já dispõe são colocados ao alcance
dos alunos. As aulas são os espaços ideais de trabalho com os conhecimentos dos
alunos e onde se desencadeiam experiências e vivências formadoras de
consciências mais vigorosas porque alimentadas no saber.
Diante
do exposto, algumas motivações foram essenciais na construção deste projeto. A
princípio, temos a Comemoração do Jubileu de Prata do Colégio Prisma, momento
em que a Escola celebra seus 25 anos de atuação com a marca forte de atenção e
carinho ao aluno. Por essa razão, propor um momento como esse de enriquecimento
pedagógico diferenciado será crucial para marcar os alunos formandos nesta data
especial.
Outro
motivo se deu devido à constatação de uma situação de carência e desânimo em
que se encontram os nossos educandos, que, embora não estejam alcançando desempenhos
satisfatórios nas provas, encontram-se sobrecarregados, principalmente com a
aproximação dos processos seletivos. Por essa razão, percebemos a necessidade
de desenvolver o referido projeto de viagem, de cunho pedagógico e cultural à
Capital do Estado de Minas Gerais, nos dias 03 de novembro a 05 de novembro de
2022, a fim de proporcionar aos educandos uma oportunidade de conhecer as
cidades de Brumadinho e Belo Horizonte, após terem estudado fatos históricos e
demais conhecimentos relevantes sobre o nosso estado.
No decorrer da viagem, os
alunos farão a visita ao
Instituto Inhotim, onde é a sede de um
dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o
maior museu a céu aberto do mundo, Jardim Zoológico de Belo Horizonte, jardim
botânico, aquário, parque ecológico, estádio
Mineirão,
atingindo assim os objetivos do Projeto Pedagógico da Escola, no que se refere
à promoção de viagens e excursões para propiciar a oportunidade de ampliar o
conhecimento científico dos educandos de maneira prática, participativa e
cidadã.
Para
desenvolver todas as atividades acima descritas, permaneceremos na cidade de
Brumadinho durante o dia, e retornando no final da tarde para Belo Horizonte,
para o hotel já reservado previamente, sendo assim, necessitaremos que alunos e
professores acompanhantes reservem recursos financeiros próprios para arcar com
as despesas com alimentação e para suprir as necessidades que os alunos venham
a ter durante o trajeto. As despesas com transporte, hospedagem e passeios já
estão inseridas no valor final da viagem, deixando assim apenas as despesas
alimentares para cada estudante.
Motivadores:
Sugestão dos professores;
Sugestão dos alunos em
pesquisas realizadas em sala de aula;
Atender metas do Projeto
Pedagógico da escola;
Recursos Financeiros:
Recursos oriundos de cada
estudante.
Recursos necessários:
Aquisição de reserva em hotel
para os alunos que participarão da viagem;
Aquisição do transporte para
deslocar os alunos até Brumadinho/Belo Horizonte.
Aquisição de ingressos para
entradas nos lugares programados.
População Alvo:
Alunos do 3° Ano do Ensino
Médio do Colégio Prisma Patrocínio.
Professores, funcionários e
equipe diretiva da Escola.
Avaliação:
Será realizada através de
texto de autoavaliação dos alunos e professores, juntamente com o preenchimento
de um formulário denominado “Diário de Bordo” onde os alunos deverão fazer um
relatório pormenorizado da viagem. O documento deverá ser postado como tarefa
no caderno digital das disciplinas dos professores acompanhantes.