Aula de Campo – Biologia in loco
Com o objetivo de observar as interferências ecológicas que ocorrem nos gradativos ambientais de um remanescente de mata atlântica, bem como as interações entre fauna e flora, foi realizada uma aula de campo com os alunos do 2º ano, organizada pelo professor de Biologia, Gustavo Resende.
O local de observação foi a reserva ecológica da FUNCECP, localizada ao fundo do Centro Universitário do Cerrado de Patrocínio (UNICERP), uma área que possui aproximadamente 3000 M², que apresenta um curso d’água em sua região de menor altitude e é cercada por plantações e pastagens.
O tipo de vegetação é de uma floresta estacional semidecidual, caracterizada por árvores de médio e grande porte, formação de dossel, diversas espécies de plantas epífitas e apresenta perda de folhas durante a época de estiagem. Em geral, esse tipo de vegetação é encontrado em regiões mais altas e frias, especialmente nos estados das regiões sul e sudeste.
Seu solo é do tipo latossolo com pouca quantidade de nutrientes e alta concentração de alumínio. A floresta estacional semidecisual corresponde ao trecho da mata atlântica que está no pior estado de conservação, correndo o risco de ser completamente extinta.
Realmente valeu muito o esforço e organização do professor, a determinação e vontade de aprender dos alunos. Parabéns pela aula super dinâmica.
Acompanhe através das imagens, as belezas registradas pelos próprios alunos.