Estudando geografia através de maquetes
Nas aulas de Geografia, a partir dos estudos realizados
sobre as formas de relevo, os alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio
Prisma foram orientados a construir maquetes para representar o relevo do Brasil, América
do Sul, Minas Gerais, Triangulo/Alto Paranaíba. O professor Wellington usou
algumas metodologias com o intuito de acrescentar na prática os conhecimentos
sobre as formas de relevo e muitos alunos criaram suas metodologias também.
Os objetivos foram contextualizar e apresentar, através de
maquetes, os conceitos relacionados à Geografia; desenvolver a oralidade dos
alunos através da apresentação de seus trabalhos; estimular a criatividade e
aguçar o saber dos alunos.
Em linhas gerais, a maquete representa, de maneira mais
objetiva, o espaço que se quer estudar. Seu uso na leitura da paisagem é um
procedimento didático que utiliza noções de representação bidimensional para o
tridimensional, do concreto ao abstrato e não o contrário, para que o ensino
seja adequado ao modo como o aluno aprende. É um trabalho prático, que quando é
finalizado há uma interação proveitosa entre conteúdo e prática pedagógica.
Também ao tomar contato com os modelos tridimensionais
reduzidos sobre o lugar, é possível desenvolver a construção do conhecimento
dos espaços: vivido, percebido e o concebido.
Parabéns professor e alunos!!!