Curriculares - Estudando geografia através de maquetes

Estudando geografia através de maquetes


Nas aulas de Geografia, a partir dos estudos realizados sobre as formas de relevo, os alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Prisma foram orientados a construir maquetes  para representar o relevo do Brasil, América do Sul, Minas Gerais, Triangulo/Alto Paranaíba. O professor Wellington usou algumas metodologias com o intuito de acrescentar na prática os conhecimentos sobre as formas de relevo e muitos alunos criaram suas metodologias também.

Os objetivos foram contextualizar e apresentar, através de maquetes, os conceitos relacionados à Geografia; desenvolver a oralidade dos alunos através da apresentação de seus trabalhos; estimular a criatividade e aguçar o saber dos alunos.

Em linhas gerais, a maquete representa, de maneira mais objetiva, o espaço que se quer estudar. Seu uso na leitura da paisagem é um procedimento didático que utiliza noções de representação bidimensional para o tridimensional, do concreto ao abstrato e não o contrário, para que o ensino seja adequado ao modo como o aluno aprende. É um trabalho prático, que quando é finalizado há uma interação proveitosa entre conteúdo e prática pedagógica.

Também ao tomar contato com os modelos tridimensionais reduzidos sobre o lugar, é possível desenvolver a construção do conhecimento dos espaços: vivido, percebido e o concebido.

Parabéns professor e alunos!!!


Galeria de Fotos