Pensar sobre o mundo e pensar
sobre as próprias concepções a respeito do mundo. É isso que queremos quando
trabalhamos com as práticas textuais nas turmas do Colégio Prisma. Nas aulas de Redação, nossos alunos têm a
oportunidade de desenvolver habilidades direcionadas ao senso crítico e à
construção da argumentação em diversos momentos. Isso é possível tanto na
prática diária, graças ao material disponibilizado pelo Sistema COC, quanto no
uso de metodologias complementares oferecidas por nossos professores.
E no último sábado letivo
(12/03), os alunos do Nono Ano Tarde participaram de uma Oficina de Redação
promovida pela professora Débora, em que foi utilizado o jogo da argumentação
da Olimpíada da Língua Portuguesa. Todos participaram ativamente como debatedores,
mediadores e avaliadores, mudando de função a cada rodada de temas.
O jogo consistiu em apresentar
aos alunos uma diversidade de temas de relevância social e outros assuntos
próprios do universo adolescente. Para cada situação apresentada, uma pergunta
era feita, e cada aluno poderia comprar cartas contendo argumentos, os quais
poderiam ser usados em momentos estratégicos. Três alunos assumiam as seguintes
posições: aluno mediador, aluno em defesa do sim e aluno em defesa do não. O
aluno mediador teve a função de ler a situação-problema, bem como organizar o
debate. Após a exposição dos argumentos, os demais colegas deveriam votar com
plaquinhas “sim” ou “não” para aquele que tivesse desempenhado a melhor
argumentação. Depois, em uma nova rodada de tema, trocavam-se os participantes,
de modo que todos participaram.
A experiência promoveu debates
produtivos, uma vez que os temas sorteados instigaram os alunos a construírem
um olhar crítico em relação às situações. A prática do debate argumentativo é
algo que desperta bastante o interesse dos alunos e desenvolve, além do senso
crítico, habilidades integradas com o pensamento lógico, visto que eles
precisam ouvir atentamente a situação-problema, assimilar a questão que lhes é
apresentada, buscar em seus conhecimentos prévios, fatos e opiniões que
concordem com o ponto de vista que precisam defender para, então, desenvolverem
sua argumentação. Importante ressaltar que esse pensamento lógico, quando bem
consolidado nas práticas textuais ainda no Ensino Fundamental, sejam elas orais
ou escritas, promovem a segurança necessária ao aluno nos processos seletivos
futuros.
Ressalta-se, ainda, que essa
Oficina de Redação também será trabalhada com os alunos de outras turmas do
Fundamental Anos Finais, com as adaptações necessárias a cada faixa etária, e
com os alunos do Ensino Médio. Nosso objetivo é fomentar a produção textual nas
mais variadas práticas de linguagem, oral e escrita, já que a Redação de
qualidade e nossa prioridade!