Extracurriculares - Alunos do Colégio Prisma participam de atividades de educação ambiental no Parque da Matinha

Com o objetivo de  valorizar e conhecer os biomas brasileiros, bem como respeitar a vida e compreender as relações entre os fatores bióticos e abióticos e suas relações entre si,  os alunos visitaram o Parque da Matinha para aperfeiçoarem os conhecimentos adquiridos nas aulas de ciências.

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), promoveu no dia 26/09, em parceria com a Polícia Militar do Meio Ambiente, atividades de educação ambiental com os alunos do sexto e sétimo ano do Colégio Prisma, no Parque da Matinha.

Os alunos participaram de diversas dinâmicas, brincadeiras e palestra acerca da flora, fauna, poluição e lixo, todas as atividades com o intuito de orientá-los, conscientizá-los e, sobretudo, sensibilizá-los acerca da importância da saúde do meio ambiente.

O cenário escolhido para o desenvolvimento das atividades ocorreu devido ao Parque da Matinha constituir um dos remanescentes de Mata Atlântica, bioma que foi reconhecido como um hotspot de biodiversidade pelo grande número de espécies endêmicas e pela maior parte de sua cobertura já ter desaparecido. De acordo com a última estimativa, a Mata Atlântica brasileira possui apenas 12,5% de sua extensão original, sendo de grande importância e valor para o meio ambiente e para o Município de Patrocínio.*

Sobre a Coleta Seletiva, os alunos aprenderam que, trata-se do recolhimento dos resíduos inorgânicos, secos e recicláveis que são separados na fonte geradora, recolhidos e levados para seu reaproveitamento.  Existe um projeto em alguns pontos da cidade que já fazem a coleta seletiva: Na segunda-feira (Av Faria Pereira); terça-feira (Av. Rui Barbosa); quarta-feira (Bairros Cidade Jardim e São Lucas); quinta-feira (PEV’S – Pontos de Entrega Voluntária) e na sexta-feira nas repartições públicas.Em breve o projeto atenderá toda a cidade.

De acordo com a Lei12.305/10 * devemos devolver os seguintes resíduos para os fabricantes e/ou importadores para que possam destiná-los de forma correta: Agrotoxicos, pilhas e baterias, óleos lubrificantes, produtos eletrônicos e pneus. Em Patrocínio existe um ECOPONTO para descarte de produtos eletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias. O galpão para o recolhimento do matérial funciona na Rua Joaquim Cardoso Naves, nº 495, bairro Marciano Brandão.

O evento foi conduzido pelas fiscais e engenheiras ambientais Letícia Martins e Elisiane Rocha, pela bióloga Ingrid Araújo, pelo Sargento Willian, pela professora Lucimar Gonçalves e pela coordenadora pedagógica Rosângela Reis.

*Dados fornecidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente


Galeria de Fotos